Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Quality service: analysis of x bookstore in the physical and virtual environment

2016; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5935/2177-4153.20160012

ISSN

2177-4153

Autores

Gabriela da Silva Pires, Janine Silva do Nascimento, Nélsio Rodrigues de Abreu,

Tópico(s)

Technology Adoption and User Behaviour

Resumo

Um dos setores de maior destaque no crescimento econômico nacional é o de serviços, o qual tem se evidenciado também em estudos que tratam a qualidade de serviços. Além de organizações físicas, a qualidade do serviço para lojas online tem ganhado força nestes últimos anos. Este artigo teve como objetivo mensurar a qualidade do serviço presencial e online da livraria X considerando a loja física na cidade de João Pessoa como também a loja virtual disponível para toda rede mundial de computadores, a internet. Utilizou-se a aplicação das escalas SERVQUAL para a loja física e E-S-QUAL para a loja online. Para análise dos dados, foram calculadas estatísticas descritivas, análise fatorial com suas medidas (KMO, MSA e teste de esfericidade), teste de hipótese de igualdade de duas proporções e de uma proporção. Para validação interna do construto foi utilizada a medida de fidedignidade Alpha de Cronbach. Assim, os resultados obtidos, apontam que para os consumidores participantes da presente pesquisa o serviço da livraria X tanto da loja física quanto da virtual, possui, de maneira geral, boa qualidade, especialmente nos quesitos segurança e privacidade, respectivamente.

Referência(s)
Altmetric
PlumX