Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A GENÉTICA E SEUS CONTEÚDOS ESTRUTURANTES NA INVESTIGAÇÃO DE LIVROS DO PNLD 2015

2019; Volume: 6; Issue: 03 Linguagem: Português

10.36524/dect.v6i03.170

ISSN

2236-2150

Autores

Cristianni Antunes Leal, Júlio Vianna Barbosa, Giselle Rôças,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Genética é um conteúdo extenso e importante no currículo escolar e sua compreensão depende do acesso a outros conhecimentos, os quais devem ser previamente adquiridos, tais como: citologia e divisão celular. Entretanto, são dispostos em volumes distintos nas coleções didáticas. Assim, o objetivo deste estudo foi investigar os livros de Biologia do triênio 2015-2017, para mapear como citologia, divisão celular e genética estão apresentadas. Para isso, usou-se o guia de livros didáticos, assumido como corpus documental, sendo escolhidas quatro coleções que chegaram a um colégio público estadual no Rio de Janeiro. Os resultados apontam que os conteúdos necessários para a melhor percepção da genética estão separados em distintas séries escolares, e que o Currículo Mínimo não é seguido por nenhuma editora aprovada no PNLD 2015.

Referência(s)