Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

REFORMULAÇÕES DO ENSINO MÉDIO

2016; INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 6; Linguagem: Português

10.15628/holos.2016.4988

ISSN

1807-1600

Autores

Celso João Ferretti,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Este texto aborda a reformulação do Ensino Médio, proposta nos anos recentes por meio do PL 6840, apresentado em Comissão Especial de Educação da Câmara Federal, em 2013. O PL 6840 tem um texto hibrido que, face às críticas, extirpou formulações mais polêmicas, incorporou elementos das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio aprovadas em 2011, mas não abriu mão do que era mais caro a seus propositores: a escolarização em tempo integral e o desenvolvimento do ensino médio tendo em vista não prioritariamente a formação básica, politécnica e omnilateral, em suma, a formação efetivamente integral, mas a de caráter mais específico e imediatista, tendo em vista, num primeiro momento, o encaminhamento para os cursos superiores e, ao final, a contribuição para as demandas que interessam à economia capitalista.

Referência(s)