Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

CINEMA E TEATRALIDADE: DESLOCAMENTO MÍTICO E RESSIGNIFICAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL NA MINISSÉRIE A PEDRA DO REINO

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18468/letras.2016v6n1.p90-100

ISSN

2238-8060

Autores

Yuri de Andrade Magalhães, Jerônimo Vieira de Lima Silva,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

<p>O presente artigo tem como objetivo analisar a utilização teatral do espaço-tempo na minissérie A Pedra do Reino, transmitida pela Rede Globo de Televisão em 2007, sob direção de Luiz Fernando Carvalho. Em sua adaptação do <em>Romance d’A Pedra do Reino e o Principe do Sangue do Vai-e-Volta</em>, de Ariano Suassuna, podemos observar que o diretor da minissérie se utiliza frequentemente de elementos simbólicos para a recriação da espacialidade nordestina, deixando-a transparecer sua teatralidade por meio de soluções cênicas a fim de representar a transição de tempo, uma vez que a estrutura textual in media res da obra original de Ariano Suassuna sugere uma fragmentação do tempo. A utilização desses elementos se dá através de uma intencional apropriação de diferentes matrizes estéticas, a saber: a nordestina, a árabe e a europeia medieval. Essa apropriação espacial também se estende para o campo da narrativa, pois podemos perceber citações indiretas a tragédias e epopeias clássicas que, mescladas com a lenda do rei Dom Sebastião e o ideal de um reino encantado da poesia, viabilizam esse deslocamento mítico de várias vertentes para o sertão do nordeste brasileiro.</p>

Referência(s)