Artigo Acesso aberto Produção Nacional

HOMENS CATÓLICOS COM PRÁTICAS HOMOSSEXUAIS: O LUGAR DA RELIGIÃO NA PRODUÇÃO DE SENTIDOS

2016; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português

10.17564/2316-3801.2016v5n2p33-42

ISSN

2316-3801

Autores

Alexandra Ribeiro Leite,

Tópico(s)

Religion and Society in Latin America

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a influência dos dispositivos religiosos sobre a subjetivação dos sujeitos. Trata-se de um estudo teórico sobre como as religiões cristãs, mais precisamente o catolicismo, compreendem a homossexualidade, e o quanto essas concepções estigmatizadoras podem influenciar na subjetivação dos sujeitos com práticas homossexuais. Sobre o dispositivo religioso, Rios, Parker e Terto Jr. (2010), observam que as concepções cristãs funcionam com estruturas de tempo longo e continuam presentes orientando pensamentos e ações no ocidente contemporâneo. Nesta perspectiva Sanchis (2001), analisa que a construção da identidade do sujeito “sexual-religioso” perpassa diversidades e pluralismos, que são percebidos a partir do deslocamento do discurso dogmático das religiões para sua realização implicada na subjetividade do indivíduo (p. 113). Neste sentido, reconhece-se a capacidade de negociação entre os discursos religiosos oficiais e as experiências cotidianas. Sendo assim, o pertencimento religioso se constitui como relativamente independente da adesão às ideias e práticas das instituições religiosas (SILVA; PAIVA; PARKER, 2013). Diante disto, o sujeito religioso se faz protagonista de sua religiosidade, orientando-se pelo sistema de crenças disseminado pela sua religião de escolha, mas tendo liberdade de modifica-lo quando necessário, ajustando-os a sua experiência (WATANABE, 2005 apud SILVA; PAIVA; PARKER, 2008). Ou seja, há uma adaptação, por parte dos fiéis dos discursos e dogmas cristãos, a partir de valores individuais ou subjetivistas. Neste sentido, o que se verifica é um multipertencimento religioso, e/ou as desregulações das doutrinas propaladas pela religião professada.

Referência(s)