
O que os homens estrangeiros veem, as mulheres brasileiras sentem: discurso, memória, corpo e identidade
2016; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5335/rdes.v12i1.5871
ISSN2236-5400
AutoresAna Paula Vieira de Andrade Assumpção, Aracy Graça Ernst, Luciane Botelho Martins,
Tópico(s)Discourse Analysis in Language Studies
ResumoAo considerar o discurso lugar de produção de sentidos e de processos de identificação do sujeito, este trabalho tem a finalidade de interpretar a representação discursiva estereotipada dos homens estrangeiros em relação às mulheres brasileiras sob a perspectiva da Análise de Discurso de tradição pecheuxtiana, através de anúncios publicitários. O foco da análise são as formações imaginárias sobre a mulher brasileira e as posições-sujeito que se encontram no intradiscurso. Para atender a esse propósito, analisamos duas camisetas fabricadas pela empresa Adidas, confeccionadas para a Copa do Mundo 2014 no Brasil, que fazem menção ao corpo das brasileiras. O objetivo parte da observação de como o processo de reificação da mulher na sociedade de consumo está condicionada a uma estrutura social androcêntrica, implicando uma relação de poder reforçada pelos anúncios publicitários de turismo sobre o Brasil.
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