O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ESTUDO DE NÚMEROS DECIMAIS
2015; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português
10.3387/rpem.v2i2.883
ISSN2238-5800
AutoresAdriana Fátima de Souza Miola, Patrícia Sândalo Pereira,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEste artigo tem por finalidade apresentar os dados coletados nos encontros realizados no Laboratorio d e Ensino de Matematica (LEMA) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, quando da participacao dos professores no Projeto de Extensao intitulado “Laboratorio de Ensino de Matematica (LEMA) na Formacao e na Pratica do Professor”. Ness a pesquisa investigamos os conhecimentos construidos e mobilizados acerca do ensino de numer os decimais. Para analise dos dados, foi utilizado o modelo teorico desenvolvido por Lee Shulman sobre a base de conhecimentos para o ensino, focando duas vertentes: o conhecimento especifico e pedagog ico do conteudo. A formacao do grupo possibilitou momentos de estudo, escolha, aplicacao e reflexao, que conferiram situacoes muito ricas de construcao e reconstrucao de conhecimento. Os resultados revelar am lacunas nos conhecimentos dos professores observados em relacao ao conceito de numero decimal . Os encontros entre professores e pesquisadores contribuiram para que os sujeitos expusessem as sua s duvidas, refletindo sobre suas praticas e percebessem a necessidade dos conhecimentos especif icos e pedagogicos de um conteudo. As analises apontaram ainda que o trabalho realizado em grupo t em grande importância por considerar a reflexao sobre a pratica, propiciando o desenvolvimento prof issional dos sujeitos participantes.
Referência(s)