
“Auto de reconhecimento da cabeça de um preto apresentada pelo Capitão de Mato”: crime, honra e negociação na formação de uma comunidade de senzala (Porto Alegre/Taquari, século XIX)
2013; Volume: 2; Issue: 7 Linguagem: Português
10.4013/rlah.v2i7.359
ISSN2238-0620
AutoresPaulo Roberto Staudt Moreira, Raul Rois Schefer Cardoso,
Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoNa rua da Ponte, apos a Guerra do Paraguai rebatizada de Riachuelo, morava o Dr. Caetano Xavier Pereira de Brito, cavaleiro da Ordem de Cristo e Juiz de Fora, nascido em Pernambuco. Uma rotina habitual, mas nao por isso menos tetrica, esperava o Juiz naquele dia 30 de outubro de 1821. O Capitao de Mato Francisco Goncalves trouxera uma cabeca humana, que necessitava de identificacao. Pelo Capitao de Mato foi dito que a cabeca era de Antonio Banguela, escravo do comerciante Manoel Alves dos Reis Louzada, morto “no ato de ser apreendido em um quilombo”. No dia 01.09.1821 alguns africanos falquejavam numa chacara proxima a Porto Alegre. Descontentes com o ritmo imposto pelo capataz, o agarraram pelas goelas e, com uma pancada com o olho de um machado, o assassinaram. Os homicidas, todos da Africa Central Atlântica, eram cativos do futuro Barao de Guaiba, que, ao falecer em 1862, alforriou em testamento 23 cativos, todos envolvidos em relacoes familiares oficiais, de um total de cerca 168 escravos. No ano seguinte a morte do Barao, uma desordem ocorreu em suas fazendas nas margens do rio Taquari, naquela epoca ja pertencentes ao seu herdeiro universal e compadre, o cirurgiao-mor Antonio Moraes. Os depoimentos dos escravos presos evidenciam uma comunidade de senzala madura e que o movimento visava negociar a manutencao de direitos costumeiros. Assim, nossa proposta e estabelecer uma aproximacao com as experiencias mais cotidianas desta comunidade negra, dispersa (mas interligada) entre o espaco urbano de Porto Alegre e o rural de Taquari. Sob a perspectiva de uma historia social da cultura, a via de acesso sera o uso etnografico de fontes judiciarias, nelas coletando experiencias que ilustrem a tensa e dificil constituicao de uma comunidade de senzala, onde valores associados a honra e parentesco embasam relacoes hierarquicas e pessoais.
Referência(s)