Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Avaliação da acessibilidade de tecnologia assistiva para surdos

2016; Associação Brasileira de Enfermagem; Volume: 69; Issue: 5 Linguagem: Português

10.1590/0034-7167.2016690503

ISSN

1984-0446

Autores

Aline Cruz Esmeraldo Áfio, Aline Tomáz de Carvalho, Luciana Vieira de Carvalho, Andréa Soares Rocha da Silva, Lorita Marlena Freitag Pagliuca,

Tópico(s)

Digital Accessibility for Disabilities

Resumo

RESUMO Objetivo: avaliar acessibilidade automática de tecnologia assistiva, na modalidade de curso on-line, para surdos. Método: estudo avaliativo, orientado pela etapa de Avaliação e Manutenção proposta no Modelo de Desenvolvimento de Material Educativo Digital. Utilizou-se software Avaliador e Simulador de Acessibilidade de Sítios para análise do curso on-line "Educação em Saúde Sexual e Reprodutiva: uso dos preservativos", conforme normas de acessibilidade de sítios eletrônicos nacionais e internacionais. Resultados: relatório de erros gerado pelo programa identificou, em cada módulo didático, um erro e dois avisos relacionados a dois princípios internacionais e, seis avisos envolvidos com seis recomendações nacionais. Realizou-se correção das advertências pertinentes para os surdos, sendo o curso considerado acessível pela avaliação automática. Conclusão: conclui-se que as páginas do curso foram consideradas, pelo software utilizado, adequadas aos padrões de acessibilidade na Web.

Referência(s)