
Avaliação da acessibilidade de tecnologia assistiva para surdos
2016; Associação Brasileira de Enfermagem; Volume: 69; Issue: 5 Linguagem: Português
10.1590/0034-7167.2016690503
ISSN1984-0446
AutoresAline Cruz Esmeraldo Áfio, Aline Tomáz de Carvalho, Luciana Vieira de Carvalho, Andréa Soares Rocha da Silva, Lorita Marlena Freitag Pagliuca,
Tópico(s)Digital Accessibility for Disabilities
ResumoRESUMO Objetivo: avaliar acessibilidade automática de tecnologia assistiva, na modalidade de curso on-line, para surdos. Método: estudo avaliativo, orientado pela etapa de Avaliação e Manutenção proposta no Modelo de Desenvolvimento de Material Educativo Digital. Utilizou-se software Avaliador e Simulador de Acessibilidade de Sítios para análise do curso on-line "Educação em Saúde Sexual e Reprodutiva: uso dos preservativos", conforme normas de acessibilidade de sítios eletrônicos nacionais e internacionais. Resultados: relatório de erros gerado pelo programa identificou, em cada módulo didático, um erro e dois avisos relacionados a dois princípios internacionais e, seis avisos envolvidos com seis recomendações nacionais. Realizou-se correção das advertências pertinentes para os surdos, sendo o curso considerado acessível pela avaliação automática. Conclusão: conclui-se que as páginas do curso foram consideradas, pelo software utilizado, adequadas aos padrões de acessibilidade na Web.
Referência(s)