Artigo Acesso aberto Produção Nacional

TRÊS TESES SOBRE AS REFORMAS EMPRESARIAIS DA EDUCAÇÃO: PERDENDO A INGENUIDADE

2016; Centro de Estudos Educação e Sociedade, CEDES; Volume: 36; Issue: 99 Linguagem: Português

10.1590/cc0101-32622016160502

ISSN

1678-7110

Autores

Luiz Carlos de Freitas,

Tópico(s)

Income, Poverty, and Inequality

Resumo

RESUMO: Este ensaio lista três teses contra o pensamento que prega "um mesmo tamanho serve para todos", o qual está tentando estabelecer-se no Brasil sobre a eficácia da avaliação na melhoria da qualidade da escola. A avaliação tem sido colocada na base das propostas de reforma escolar e tem servido para justificar uma série de pressões sobre as escolas e seus profissionais. Essas teses incluem: o conceito de "boa educação" informada pelas médias obtidas nas avaliações; a relação entre a macropolítica e a micropolítica educacional e o papel da primeira na modulação das propostas de política pública; e a ideia de que a curva normal é uma boa referência para entender o fenômeno educativo. Essas teses, juntas, têm potencial para estabelecer a crítica da proposta de reforma empresarial da educação e colocar a educação brasileira em outra perspectiva, valorizando uma responsabilização participativa dos agentes educativos em substituição à responsabilização verticalizada.

Referência(s)