
Comunicação comunitária e responsabilidade social em clubes de futebol do Brasil e da Europa: muito além do “sócio-torcedor”
2016; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 13; Issue: 24 Linguagem: Português
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139328
ISSN2238-2593
AutoresAry José Rocco Júnior, Eduardo de Oliveira Cruz Carlassara, Pedro Lucas Leite Parolini,
Tópico(s)Advertising and Communication Studies
ResumoPara os clubes de futebol da Europa, o relacionamento com a comunidade é entendido, ao lado da performance esportiva e do posicionamento de mercado, como um dos vértices de sua atuação estratégica. A comunicação com a comunidade adquire fundamental importância para as agremiações esportivas, contribuindo para sólido relacionamento com grupos de interesse e valorização da marca. O objetivo deste artigo é comparar as ações de comunicação com a comunidade dos principais clubes de futebol do Brasil e da Europa. Para isso, analisamos a comunicação nos seus portais oficiais. As organizações brasileiras apresentam entendimento restrito de suas ações com a comunidade, ao contrário das entidades europeias, que investem de forma estratégica nesse tipo de comunicação.
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