
O ACESSO DE ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS AO CIRCUITO LIBERDADE: ANÁLISE DE UM PROJETO PILOTO
2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 32; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/0102-4698150065
ISSN1982-6621
AutoresAna Flávia Machado, Bárbara Freitas Paglioto, Maria Helena Lisboa da Cunha,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoRESUMO: Este artigo se propõe a descrever a relação entre o acesso de alunos de escolas públicas a equipamentos culturais e seu perfil socioeconômico e hábitos formados e cultivados no âmbito de práticas culturais. Para tal, foi feita uma pesquisa de campo junto a escolas da rede pública de ensino de Belo Horizonte. Formaram-se dois grupos de alunos entrevistados, os que participaram da ação educativa e os que não participaram. Buscou-se captar o efeito desse programa, considerando perfil demográfico do aluno, preferências por disciplinas e lugares dentro da escola, condições socioeconômicas da família, hábitos culturais, alocação de tempo e avaliação de Belo Horizonte. Os resultados evidenciam que os alunos mais motivados pelo contato com o Circuito Liberdade são aqueles mais interessados nas atividades escolares, assim como aqueles que informam frequentar e participar de atividades culturais.
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