
Imagens táticas contra utopia modernista: investigando As primeiras imagens de Brasília e A cidade é uma só?
2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português
10.34019/1981-4070.2016.v10.21216
ISSN1981-4070
Autores Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoO filme A cidade é uma só? (2011), de Adirley Queirós, realizado através de edital para celebração dos 50 anos de Brasília, contesta a utopia modernista difundida pelo discurso oficial sobre a construção e a história da capital. Neste artigo, analisamos o discurso utópico e urbanístico desenvolvido no cinejornal As primeiras imagens de Brasília (1956), de Jean Manzon (que tem áudio remontado no filme de Adirley), e discutimos as imagens táticas elaboradas em A cidade é uma só?. No confronto contra os discursos das estratégias dos controles urbanos, o filme utiliza o desvio dos arquivos e a ficção documentária como formas de fabular a história e ir de encontro à narrativa teleológica do progresso.
Referência(s)