Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Imagens táticas contra utopia modernista: investigando As primeiras imagens de Brasília e A cidade é uma só?

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português

10.34019/1981-4070.2016.v10.21216

ISSN

1981-4070

Autores

Tatiana Hora Alves de Lima,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

O filme A cidade é uma só? (2011), de Adirley Queirós, realizado através de edital para celebração dos 50 anos de Brasília, contesta a utopia modernista difundida pelo discurso oficial sobre a construção e a história da capital. Neste artigo, analisamos o discurso utópico e urbanístico desenvolvido no cinejornal As primeiras imagens de Brasília (1956), de Jean Manzon (que tem áudio remontado no filme de Adirley), e discutimos as imagens táticas elaboradas em A cidade é uma só?. No confronto contra os discursos das estratégias dos controles urbanos, o filme utiliza o desvio dos arquivos e a ficção documentária como formas de fabular a história e ir de encontro à narrativa teleológica do progresso.

Referência(s)