Estudos Decoloniais e Filosofia Africana: Por Uma Perspectiva Outra no Ensino da Filosofia

2014; UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português

10.15603/2175-7747/pf.v6n2p1-18

ISSN

2175-7747

Autores

Arnulfo Sandoval, L. C. Santos,

Tópico(s)

Race, Identity, and Education in Brazil

Resumo

O artigo desenvolve-se no interesse de apresentar a discussao que teve lugar durante a realizacao da disciplina “Didatica e Praxis Pedagogica em Filosofia”, no primeiro semestre de 2013, originada na problematizacao feita a partir da interpelacao da historia do pensamento universal - que representa uns dos universais filosoficos - e no debate proposto sobre a naturalizacao do epistemicidio e semiocidio cultural nas populacoes Latino/americanas e Africanas. As discussoes foram emergindo diante do corpus de conhecimentos e reflexoes que aportam os estudos sobre Modernidade/Colonialidade (na base dos estudos decoloniais) e as contribuicoes da filosofia Africana como chaves para um pensar/atuar filosofico historica e geopoliticamente localizado e para dialogar com as filosofias classicas. O texto desenvolve-se em quatro partes: a introducao que faz um contexto da disciplina levantando as questoes relevantes na disputa por um filosofar outro; apresentacao das perspectivas que alimentaram o debate: a Decolonialidade e a filosofia Africana; e uma parte final com algumas consideracoes sobre a filosofia contextualizada e a necessidade imperiosa que tem a filosofia de um pensar sobre si - propria.

Referência(s)
Altmetric
PlumX