O Ovo da serpente, o mito do golpe de Estado positivo e a queda : do documentário histórico ao imaginário antropológico da ditadura militar brasileira
2015; Universidade da Beira Interior, Portugal (UBI) & Universidade Estadual de Campinas, Brasil (UNICAMP); Issue: 19 Linguagem: Português
ISSN
1646-477X
Autores Tópico(s)History, Culture, and Society
ResumoCom a aproximacao dos 50 anos do golpe civil-militar que instaurou a ditadura no Brasil, em 1o de abril 1964, o pais passou a acompanhar movimentos estatais, sociais, culturais e comunicacionais pela revisao do regime autoritario que se estendeu ate 1985. Entre algumas destas acoes, e marcante o aumento do numero de documentarios sobre o tema lancados a partir dos anos 2000. Inspirada pelos Estudos do Imaginario na vertente da Escola de Grenoble, esta dissertacao de mestrado busca revelar o imaginario antropologico do regime militar brasileiro que movimenta seis filmes sobre este importante momento historico nacional. Seguindo Durand, entendemos o imaginario como um antigo e complexo sistema de imagens pregnantes que se coloca como base da simbolizacao humana, enraizando socioculturalmente o individuo em seu percurso no mundo. De uma forma geral, o imaginario atua como um repositorio de conteudos simbolicos que possibilitam ao sujeito lidar com suas angustias essenciais, propondo assim explicacoes e sentidos sobre sua experiencia de vida. Em retroalimentacao constante devido ao que Bachelard classifica como imaginacao criadora do homem, o imaginario tanto se expressa nas condutas pessoais quanto e espelhado por produtos culturais – como sao as obras cinematograficas. A partir de dados textuais, visuais e sonoros apresentados pelos longas-metragens, os quais registram o trajeto do homem em seu meio e as narrativas historicas das quais sao protagonistas, realizamos a mitocritica das obras para evidenciar as imagens arquetipicas e simbolicas, os simbolismos, os mitos e as metaforas existentes sob camadas filmicas documentais. A leitura simbolica realizada aponta para um imaginario polarizado entre duas estruturas ligadas ao regime durandiano das imagens. A Estrutura Heroica, de perfil cortante e virilizado, curiosamente volta-se tanto ao periodo do pre-golpe civil-militar quanto ao momento entre o recrudescimento do governo ditatorial e seu fim – quando ha, por um lado, a edicao do Ato Institucional no 5 e o aumento da repressao social, e por outro seus movimentos contrarios, como a luta armada e a campanha pela redemocratizacao do Brasil. Assim, a Estrutura Heroica emite imagens e sentidos de ascensao contra a queda provocada pela ditadura, de luz contra as trevas que a envolvem e de mobilizacao belica contra inquietacoes e medos decorrentes do autoritarismo. Ja os conteudos da Estrutura Mistica, basicamente acolhedora e uterina, transitam no interim da narrativa historica detalhada anteriormente, ou seja, entre fins do governo Joao Goulart e os primeiros anos do regime militar, propondo sensos de intimidade e interioridade ativados pela insercao norte-americana no Brasil. Seus reflexos simbolicos projetam mitos de infiltracao, golpe e tomada de poder sobre o governo Jango e tambem sobre politicos, civis e militares nacionais e estrangeiros. Nesta pesquisa, por um lado estabelecemos como as constelacoes simbolicas motivadas por individuos e por processos historicos registrados em pelicula vem a constituir o imaginario da ditadura militar brasileira. Por outro lado, procuramos tornar nitidos os sentidos propostos por estes mesmos conteudos simbolicos ligando-os justamente as narrativas historicas documentadas e aos homens que delas fazem parte. Assim, procuramos observar o trânsito de componentes simbolicos no processo comunicacional.
Referência(s)