Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ELABORAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS PARA O ENSINO DE CÉLULA EUCARIONTE

2016; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português

10.4025/arqmudi.v20i1.31992

ISSN

1980-959X

Autores

Caroline Carlos Melo Carneiro, Bárbara Mendes Côrtes, Paulo Victor Borges, Maria Rita de Cássia Campos,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O processo de aprendizagem relacionado à temática celular exige o uso de linguagem apropriada com analogias que favoreçam o entendimento pelo aluno.O presente trabalho teve como objetivo elaborar jogos educativos para abordagem célula eucarionte animal. A metodologia utilizada baseou-se numa aula teórica abordando células, com ênfase em célula eucariótica. Foi apresentada uma situação-problema e a turma dividida em grupos de dois ou três alunos. Para a elaboração dos jogos os estudantes pesquisaram e estudaram o conteúdo. As atividades foram desenvolvidas durante um trimestre sob orientação de monitores e da professora regente. No primeiro mês, foi elaborada a metodologia e os referenciais que fundamentariam (conceitualmente e pedagogicamente) a estratégia a ser produzida. O segundo mês foi o período da confecção dos materiais. O terceiro mês se constituiu da apresentação e aplicação dos jogos para a turma. Foram feitas avaliações preliminares no ano da confecção e no ano seguinte. Foram produzidos 7 jogos educativos com uma maneira particular de avaliar os competidores. Inicialmente, os alunos desacreditaram da atividade como instrumento de aprendizagem, depois se sentiram estimulados. Observou-se que nos anos de avaliação, no ano de confecção do material (2013) e no ano seguinte (2014) houve aumento significativo na média de notas do conteúdo de célula eucarionte quando comparados ao ano de 2012. A maioria dos alunos considerou que este é um recurso que pode ser usado como ferramenta complementar à aula expositiva. Este trabalho mostrou que os jogos elaborados podem trazer benefícios qualitativos e quantitativos ao ensino de biologia celular.

Referência(s)
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