CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO DE ORGÂNICOS: ALTERNATIVAS PARA OS AGRICULTORES FAMILIARES DO LESTE PAULISTA
2016; UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ; Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Português
10.54399/rbgdr.v12i3.2515
ISSN1809-239X
AutoresPriscila Silveira de Oliveira, Marta Cristina Marjotta-Maistro,
Tópico(s)Rural Development and Agriculture
ResumoEste trabalho tem como objetivo descrever as alternativas adotadas por agricultores familiares na escolha de canais de comercializacao para produtos orgânicos in natura. Para isso foram feitas entrevistas a partir de um roteiro semiestruturado com catorze agricultores familiares. Os entrevistados sao produtores do leste paulista, regiao geografica do interior de Sao Paulo localizada entre duas bacias hidrograficas: dos rios Capivari – Piracicaba – Jundiai e do rio Mogi Guacu e foram localizados a partir do metodo “bola de neve”. E observado que os canais de distribuicao denominados “curtos” constituem-se na melhor estrategia dos agricultores familiares. As feiras sao os locais de venda escolhidos pelos agricultores como o melhor canal de comercializacao para atender as suas necessidades. As principais razoes apontadas pelos entrevistados para esse resultado sao os precos melhores que eles conseguem devido a ausencia de qualquer atravessador (intermediario). O maior desafio tem sido em relacao aos supermercados devido as desfavoraveis clausulas contratuais requeridas, principalmente no que se refere aos baixos precos praticados pagos aos agricultores. Este estudo permite refletir sobre a importância de acoes para gestao em comercializacao e logistica no processo de distribuicao de produtos advindos da agricultura familiar. Nesse sentido, o associativismo formal ou informal na producao e na comercializacao tem se mostrado mais eficiente e seguro em relacao a um trabalho de organizacao individual, principalmente como estrategia para diversificacao da producao, constância na oferta e busca por diferentes canais de comercializacao.
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