
O ESTUDO DO LUGAR NA ESCOLA DO CAMPO/The study of the Place in the School of the Countryside
2016; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Issue: 30 Linguagem: Português
10.47946/rnera.v0i30.3296
ISSN1806-6755
AutoresFranciele Druzian, Ane Carine Meurer, Angelita Zimermmann, Aline Freitas Dezotti,
Tópico(s)Rural Development and Agriculture
ResumoO texto é um estudo inserido no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria. Com a finalidade de investigar, nas esferas teórica e prática, sobre o lugar – do campo -, com o viés centrado na Educação Infantil, buscou-se fazer um estudo do lugar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Major Tancredo Penna de Moraes, de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A investigação trata o lugar como uma categoria significativa para contextualização sócio-histórica do espaço. Para isso, utilizou-se da abordagem qualitativa, pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores da Geografia e da Educação do Campo, com o objetivo de trazer à discussão aspectos importantes da relação lugar e escolas do meio rural e suas imbricações com o processo de ensino e de aprendizagem, em interface com os sujeitos dessa relação. Essa proposta pretende contribuir para o fortalecimento da ideia de que a concepção de lugar é uma ferramenta-chave para o conhecimento dentro da Educação Infantil no campo.
Referência(s)