Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Formação Continuada para Docentes: uma Proposta de Especialização Em Educação Tecnológica

2016; Taylor & Francis; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1916-0615

Autores

Maria Esther Provenzano, Simone Regina de Oliveira Ribeiro,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Esta comunicacao trata das possibilidades da formacao continuada para docentes da Educacao Basica. Tem como referencia o Curso de Especializacao Lato Sensu em Educacao Tecnologica, desenvolvido de forma semipresencial pelo Centro Federal de Educacao Tecnologica Celso Suckow da Fonseca do Rio de Janeiro/CEFET/RJ em parceria com a Fundacao Centro de Ciencias e Educacao Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro/CEDERJ, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB/MEC/CAPES). Foram investigados possibilidades e desafios da formacao de professores-cursistas, no ambiente de aprendizagem Moodle, utilizando-se como referenciais teoricos autores que formulam concepcoes no campo da comunicacao, dialogicidade e interatividade em uma perspectiva critica. Devido a suas especificidades, optamos pela metodologia descritiva, na perspectiva qualitativa. Trata-se de um estudo bibliografico. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de formacao continua dos professores, bem como para a importância da Educacao a Distância, sobretudo, como forma de interiorizar o acesso aos docentes que atuam fora do centro do Estado do Rio de Janeiro. Concluimos que a formacao do professor por meio das Tecnologias da Informacao e Comunicacao (TICs) vem sendo uma possibilidade de melhoria do ensino e de acesso a niveis mais elevados da carreira.

Referência(s)