
Formação Continuada para Docentes: uma Proposta de Especialização Em Educação Tecnológica
2016; Taylor & Francis; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1916-0615
AutoresMaria Esther Provenzano, Simone Regina de Oliveira Ribeiro,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEsta comunicacao trata das possibilidades da formacao continuada para docentes da Educacao Basica. Tem como referencia o Curso de Especializacao Lato Sensu em Educacao Tecnologica, desenvolvido de forma semipresencial pelo Centro Federal de Educacao Tecnologica Celso Suckow da Fonseca do Rio de Janeiro/CEFET/RJ em parceria com a Fundacao Centro de Ciencias e Educacao Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro/CEDERJ, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB/MEC/CAPES). Foram investigados possibilidades e desafios da formacao de professores-cursistas, no ambiente de aprendizagem Moodle, utilizando-se como referenciais teoricos autores que formulam concepcoes no campo da comunicacao, dialogicidade e interatividade em uma perspectiva critica. Devido a suas especificidades, optamos pela metodologia descritiva, na perspectiva qualitativa. Trata-se de um estudo bibliografico. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de formacao continua dos professores, bem como para a importância da Educacao a Distância, sobretudo, como forma de interiorizar o acesso aos docentes que atuam fora do centro do Estado do Rio de Janeiro. Concluimos que a formacao do professor por meio das Tecnologias da Informacao e Comunicacao (TICs) vem sendo uma possibilidade de melhoria do ensino e de acesso a niveis mais elevados da carreira.
Referência(s)