Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A Neurociência e a Educação e Distância: um Diálogo Necessário

2016; Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO); Volume: 9; Issue: 19 Linguagem: Português

10.20952/revtee.v9i19.5598

ISSN

2358-1425

Autores

Márcia Gorett Ribeiro Grossi, Shirley Doweslei Bernardes Borja,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

A introdução da neurociência precisa ser considerada em todas as modalidades de ensino. Dentre essas, na Educação a Distância, que foi o foco desse estudo, cujo objetivo foi verificar se as ações pedagógicas desenvolvidas nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem dos cursos técnicos da Rede e-Tec Brasil do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Rede e-Tec Brasil do CEFET-MG) utilizam os princípios da neurociência no processo de ensino a partir da perspectiva dos professores e tutores a distância. Optou-se nesse estudo pela pesquisa científica de natureza qualitativa, descritiva e a exploratória. Em relação aos procedimentos técnicos, escolheu-se o estudo de caso. Os resultados mostram que nos cursos técnicos da Rede e-Tec Brasil a distância do CEFET-MG, as ações pedagógicas desenvolvidas ainda não utilizam todos os princípios da neurociência no processo de ensino e aprendizagem, embora não seja falta de tecnologia adequada para tal, mas da necessidade da percepção por parte dos professores e tutores a distância em conhecer seus alunos e suas diferenças.

Referência(s)