Artigo Produção Nacional

O catolicismo presente no processo de escolarização: colégio interno feminino no planalto norte catarinense

2016; Volume: 2; Issue: 4 Linguagem: Português

ISSN

2359-2370

Autores

Roseli Bilobran Klein,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

O trabalho se propoe a descrever a criacao e a trajetoria de um colegio interno catoli-co feminino, destacando os ideais da Fe crista que se internalizaram no processo de formacao das educandas. O Colegio Santos Anjos foi instalado no municipio de Porto Uniao, Estado de Santa Catarina, no ano de 1917, pela Congregacao das Irmas Missionarias Servas do Espirito Santo (MSSpS). Esse texto tem por objetivo analisar as praticas religiosas que a escola catolica articu-lava no seu interior e exterior envolvendo as educandas e a comunidade. Justifica-se esse estudo pela relevância e solidez atingida por um colegio confessional catolico, destinado a formacao fe-minina local e regional, promovendo o interesse de uma boa parte das familias da elite daquele determinado contexto. A metodologia apresenta-se descritiva, bibliografica e exploratoria com a utilizacao de fontes devidamente inventariadas e entrevistas a ex-alunas da instituicao. Utilizam-se os estudos culturais de Julia (2001) e a historia da educacao catolica no Brasil, de Azzi (2008). Abstract : The study aims to describe the creation and trajectory of a female Catholic boarding school, highlighting the ideals of Christian faith that is internalized in the formation process of the students. The Santos Anjos College was installed in the municipality of Porto Uniao, state of Santa Catarina, in 1917, the Congregation of the Missionary Sisters Servants of the Holy Spirit (MSSPs). This paper aims to analyze religious practices that the Catholic school articulated inside and outside involving the students and the community. This study is justified by the relevance and solidity hit by a Catholic confessional school, for the local and regional women's training, promoting the interest of a good part of the elite families that particular context. The methodology presented is descriptive, bibliographical and exploratory with the use of properly inventoried sources and interviews with former students of the institution.

Referência(s)