Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A “Escola Aberta” Como Instrumento de Lazer

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 19; Issue: 3 Linguagem: Português

10.35699/1981-3171.2016.1288

ISSN

1981-3171

Autores

Heber Silva Maia, Luciano Marques Farias, Marco Aurélio Ávila,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

O presente estudo foi realizado no município de Coaraci – BA, tendo como objetivo geral, investigar como o Centro Educacional de Coaraci (CEC) pode contribuir no processo de ampliação da democratização do acesso ao lazer na cidade. Essa pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo utilizou a abordagem de estudo de caso. Para atingir os objetivos foram aplicados questionários mistos e aberto aos sujeitos envolvidos no cotidiano escolar (alunos, professores, diretor e pais). Os resultados foram discutidos com diversos teóricos que tratam de questões ligadas à educação, ao lazer, e especificamente ao programa escola aberta. Conclui-se que a maioria dos depoentes indicam um potencial no CEC para implantação do projeto supracitado e para ampliação da democratização ao acesso do lazer em Coaraci, através da implementação da Escola Aberta, porém ainda existem poucas iniciativas, sobretudo do poder público e muitas dificuldades para uma melhor relação da escola com a comunidade na realização das atividades de lazer.

Referência(s)