
Mapa cronológico da evolução das definições ácido‐base: um potencial material de apoio didático para contextualização histórica no ensino de química
2016; CIG Media Group; Volume: 28; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1016/j.eq.2016.09.002
ISSN1870-8404
AutoresFelipe M. Souza, Eliana Maria Aricó,
Tópico(s)Science and Science Education
ResumoA ciência tem sido ensinada e compreendida pelos alunos como resultado de eventos lineares no tempo, sucessivos e interligados. Essa forma de pensar sobre o trabalho científico tem levado ao mau entendimento da natureza da ciência. Objetivando contribuir para combater essa distorção na percepção da ciência, o presente trabalho relata uma breve revisão bibliográfica sobre os conceitos de ácidos e bases, partindo-se da análise do avanço dessas definções na história, especialmente no século XIX e XX, que é representada por meio de um mapa cronológico que interrelaciona as linhas de pesquisa científica dos principais pesquisadores que desenvolveram definições para ácidos e bases nessa área. O mapa cronológico pretende ser uma ferramenta didática eficiente para ilustrar a evolução da ciência no desenvolvimento das definçiões ácido-base. Tem-se como finalidade sua utilização em sala de aula, pois permite ao aluno compreender as conexões das definições científicas e analisar o perfil da evolução dos trabalhos científicos.
Referência(s)