Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Década da ONU da Educação para o Desenvolvimento Sustentável O dito e o não dito no caminho de mudanças

2016; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português

10.18675/2177-580x.vol11.n2.p46-57

ISSN

2177-580X

Autores

Nilo Sérgio De Melo Diniz,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

<p>A Conferência Unesco da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), realizada, em 2014, no Japão, com governos, ONGs e universidades de 150 países, precedida por dois relatórios da Unesco (2012 e 2014), impressiona pela amplitude e diversidade de experiências. Entretanto, os relatórios parecem apenas tangenciar questões fundamentais. O foco numa educação para o Desenvolvimento Sustentável (DS), sem enfrentar controvérsias em torno do DS ou considerar o conceito de Educação Ambiental da própria Unesco, lançado na Conferência de Tbilisi (1977), deixa em aberto questões pertinentes à mudança na maneira de pensar e de agir. Apresentar algumas dessas questões, ausentes nesse processo, em contraste com ações e ideias em curso, incluindo a Encíclica <em>Laudato Si</em>, é o que se pretende com este breve artigo, tendo o pressuposto de que um futuro verdadeiramente sustentável não pode prescindir de temas controversos e desconcertantes ao atual <em>status quo </em>econômico e político. </p>

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