
Inclusão na educação superior brasileira: análise da produção científica
2016; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL; Volume: 7; Issue: 19 Linguagem: Português
10.26514/inter.v7i19.1048
ISSN2177-7691
AutoresJosiane Pereira Torres, David dos Santos Calheiros, Vivian Santos,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoDados censitários têm evidenciado o aumento no número de matrículas de alunos público-alvo da educação especial no ensino superior. Esse estudo teve como objetivo analisar, por meio de uma revisão bibliográfica sistemática, o processo de inclusão na educação superior brasileira. A coleta de dados ocorreu no Portal de Periódicos da CAPES e os descritores usados para as buscas foram extraídos do Thesaurus Brasileiro da Educação. Foram selecionados para análise, na íntegra, 13 artigos. O procedimento de análise dos artigos consistiu em realizar a leitura dos textos na íntegra e no registro dos dados obtidos em um roteiro de análise. Os resultados apontam a escassez de pesquisas científicas nessa temática, contudo um aparente interesse maior nos últimos anos. Assim, vê-se a necessidade de explorar essa temática para que as principais dificuldades sejam evidenciadas, de modo a buscar melhores condições para garantir a plena inclusão no ensino superior.
Referência(s)