
Uma associação do método Peer Instruction com circuitos elétricos em contextos de aprendizagem ativa
2016; SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA; Volume: 39; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/1806-9126-rbef-2016-0184
ISSN1806-9126
AutoresA. V. R. de Araujo, E. S. Silva, V L B de Jesus, A.L. de Oliveira,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoNeste trabalho são discutidos os resultados de uma sequência didática baseada no método Peer Instruction para o ensino de circuitos elétricos, aplicada em sete turmas de ensino médio integrado a cursos técnicos. Os dados obtidos, em dois testes iguais, antes e depois da aplicação do método, foram analisados a partir do ganho normalizado ou ganho de Hake, e comparados a trabalhos na literatura nacional e internacional. Os resultados revelam que seis delas apresentaram ganhos compatíveis com aqueles esperados para turmas submetidas a estratégias de aprendizagem ativa, de acordo com a literatura nacional. Por outro lado, somente os resultados apresentados por três turmas permitiriam classificá-las como turmas em que ocorreu aprendizagem ativa, considerando valores estabelecidos na literatura internacional. Nossos resultados corroboram a ideia de que a sequência didática pode ser utilizada como mediadora da relação ensino-aprendizagem para a discussão de circuitos elétricos.
Referência(s)