Hora do conto na biblioteca escolar

2015; Servicios Academicos Intercontinentales; Issue: 65 Linguagem: Português

ISSN

1989-4155

Autores

Bárbara Rocha Bittencourt Sallaberry, Helen Rose Flores de Flores,

Tópico(s)

Information Science and Libraries

Resumo

O presente trabalho apresenta o ambiente escolar das bibliotecas, definindo-as como unidades de informaA§A£o especializadas em suprir as necessidades informacionais dos conteAodos ministrados em sala de aula e proporcionar literatura para lazer. Verifica a necessidade da parceria bibliotecAirios/professores para a formaA§A£o de leitores. Descreve um panorama da leitura e literatura infantil no Brasil, no qual cita Monteiro Lobato, A‰rico VerA­ssimo, VinA­cius de Moraes entre outros. Em relaA§A£o a hora do conto, destaca recursos para enriquecer o momento, entre eles a dramatizaA§A£o, a tela acrA­lica, o flanelA³grafo, os varais e o teatro de sombras. Determina como metodologia a utilizaA§A£o de questionAirios aplicados a escolas particulares de Porto Alegre com, no mA­nimo, ensino fundamental completo, tendo como responsAiveis pela biblioteca profissionais bibliotecAirios. Os resultados comprovam a atuaA§A£o satisfatA³ria em todas as instituiA§Aµes, com adequada periodicidade das turmas e grande envolvimento dos profissionais e funcionAirios na hora do conto.

Referência(s)