Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

El Terminal de Pasajeros de Maracaibo: Personagem e Cultura Popular no Documentario Contemporaneo Venezuelano

2016; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 9; Issue: 9 Linguagem: Português

10.22409/ppgmc.v9i9.9786

ISSN

2178-602X

Autores

Alessandro Gamo, Daniel Maggi,

Tópico(s)

Cultural and political discourse analysis

Resumo

Este artigo se debruça sobre um dos paradigmas mais importantes da cinematografia documentária venezuelana dos últimos 16 anos: seu foco em personagens oriundos das classes populares, muitos deles marginalizados, e nas formas culturais que lhes são próprias. Para tal fim, analisamos o longa-metragem El terminal de pasajeros de Maracaibo (Yanilú Ojeda, 2006-2008), título que apresenta uma polifonia de personagens humildes e anônimos que fazem vida no terminal rodoviário da segunda cidade mais populosa da Venezuela. A análise foca a construção da narrativa do filme, aprofundando em aspectos como personagens, performance e características axiográficas da linguagem de câmera.

Referência(s)