
Recife falso: a construção do falso documentário no curta-metragem Recife frio
2016; Universidade da Beira Interior, Portugal (UBI) & Universidade Estadual de Campinas, Brasil (UNICAMP); Volume: 20; Linguagem: Português
10.20287/doc.d20.ac1
ISSN1646-477X
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoNos ultimos dez anos, o documentarismo brasileiro passou por uma serie de experimentacoes narrativas e esteticas que estabeleceram um dialogo com a ficcao. Diversos filmes jogam com as fronteiras entre um genero e outro. Mattos (2011) chama de “quarteto da desconfianca” quatro filmes representa- tivos desse genero hibrido: Jogo de cena (2007), de Eduardo Coutinho, Santiago (2008), de Joao Moreira Salles, Juizo (2008), de Maria Augusta Ramos e Serras da desordem (2008), de Andrea Tonacci. Segundo Mattos ( ibid .): “o cinema de nao-ficcao se reinventou, beneficiou-se das tecnologias digitais e passou a absorver projetos antes direcionados ao cinema experimental, ao ensaio cinematografico e a videoarte.”
Referência(s)