
O ensino tipicamente rural no Estado de Sergipe (1947–1951): entre o prescrito e o vivido
2016; Volume: 5; Issue: 15 Linguagem: Português
10.4013/rlah.v5i15.755
ISSN2238-0620
AutoresIlka Miglio de Mesquita, Rony Rei do Nascimento Silva,
Tópico(s)Rural Development and Agriculture
ResumoO presente trabalho tem como objetivo compreender o tipo de escola que se constituiu enquanto tipicamente rural no estado de Sergipe, no arco temporal que compreende 1947 – 1951, tendo em vista os diferentes objetivos, infraestrutura e proposta pedagogica adaptada ao meio. Assim sendo, tomamos como fonte os relatos orais de oito professores(as) aposentados(as), de oito regioes sergipanas. Chegamos ate eles(as) por intermedio do projeto de pesquisa Memoria Oral da Educacao Sergipana. Para realizar as entrevistas, utilizamos a metodologia da Historia Oral, seguimos as experiencias realizadas por Alberti (2012). Por fim, podemos considerar que o ensino tipicamente rural difundido em Sergipe, foi difundido com a tentativa de introduzir na rede de ensino primario um modelo de escola rural caracteristica para o meio. No entanto, nem todas as escolas situadas no meio rural eram tipicamente rurais, pois coexistiram escolas isoladas que, por sua vez, nao possuiram caracteristicas do ensino tipicamente rural.
Referência(s)