Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A redenção pela arte em Ariano Suassuna

2016; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS; Issue: 28 Linguagem: Português

10.5752/p2358-3231.2016n28p301

ISSN

2358-3231

Autores

Karina de Almeida Calado,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

presente estudo realiza uma leitura da iluminogravura Dom, de Ariano Suassuna, à luz de noções do trágico desenvolvidas por Friedrich Nietzsche em O Nascimento da Tragédia. Parte-se do pressuposto de que essa iluminogravura, fundada na temática da morte e da redenção por meio da arte, oferece uma visão-síntese do imaginário poético de Ariano Suassuna. Sugere-se que a composição da obra está assentada na dualidade afirmada por Nietzsche: o horrível que almeja tornar-se belo, enquanto arte. Tal compreensão nos leva a considerar os impulsos artísticos apolíneo e dionisíaco na análise da obra. Sob essa linha interpretativa, aponta-se que a iluminogravura Dom revela a necessidade que tem o dionisíaco (a dor, o sofrimento, o trauma da morte, a contradição e o tormento do mundo) de ser libertado por meio do apolíneo (a aparência, a beleza da arte). Nesse sentido, Nietzsche afirma que, na obra de arte, o artista celebra a sua redenção. A obra Dom apresenta características que evidenciam uma “visão trágica do mundo” em Ariano Suassuna, conforme expressa Carlos Newton Júnior, e aproximam o autor da noção de “homem trágico”, considerada por Nietzsche. Além de recorrer a contribuições de Nietzsche e Newton Júnior, este trabalho está ancorado, ainda, em estudosdesenvolvidos por Ângela Vaz Leão.Palavras-chave: Ariano Suassuna. Nietzsche. Morte. Arte. Redenção.

Referência(s)