
Desenvolvimento e avaliação de um jogo multiplayer voltado à prática de atividades em sala de aula
2016; Volume: 1; Linguagem: Português
10.5753/cbie.sbie.2016.647
ISSN2316-6533
AutoresEdwyn Luis, André Campos, Emerson Alencar, Alberto Signoretti,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO presente trabalho apresenta uma estratégia para aproveitar os recursos digitais que alunos trazem às escolas (smartphones) para criar dinâmicas estimulantes para a realização de atividades em sala de aula. A estratégia é uma adaptação de dinâmicas de grupo e gincanas realizadas por professores durante aulas para motivar o estudo prévio de conteúdos, porém usando meios digitais para criar novas possibilidades de interação. Para tal, foi desenvolvido um jogo multiusuário, denominado ``Desafio'', que possui suporte a diferentes tipos de atividades interativas (quizzes, casamento chave-valor, entre outros). A mecânica do jogo segue a linha de jogos de gincana, onde os alunos são divididos em equipes e precisam colaborar entre si para fazer sua equipe vencer a adversária. Ao longo do jogo, os jogadores ganham itens que podem servir tanto para atrapalhar membros da equipe adversária, quanto para ajudar membros de sua equipe. A definição de itens competitivos e colaborativos ajudou a estabelecer um balanceamento adequado do jogo, permitindo que alunos com diferentes níveis de conhecimento no conteúdo possam aspirar em vencer o jogo. O jogo foi avaliado em turmas de disciplinas básicas de cursos de Tecnologia da Informação, apresentando resultados positivos no engajamento da atividade em sala de aula.
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