
Políticas públicas e educação ambiental: concepções e contextos nas pesquisas acadêmicas brasileiras Public politics and environmental education: concepts and contexts in Brazilian academic research
2016; Volume: 33; Issue: 2 Linguagem: Português
10.14295/remea.v33i2.5654
ISSN2318-4884
AutoresAna Clara Nery-Silva, Luiz Carlos Santana,
Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoEste artigo resulta de investigacao das politicas publicas de educacao ambiental em dissertacoes e teses da area, enfocando-se suas etapas de elaboracao e implementacao. As analises se deram sobre pesquisas contidas no catalogo do projeto “EDUCACAO AMBIENTAL NO BRASIL: analise da producao academica (dissertacoes e teses)”. Pesquisas em politicas publicas tem crescido consideravelmente nos ultimos anos, ganhando espaco enquanto area do conhecimento; mas alem de contribuicoes academicas, podem auxiliar no entendimento de questoes do proprio fazer politico. Em menores proporcoes contribuicoes sao observadas nas pesquisas sobre politicas publicas de educacao ambiental. Destaca-se a necessidade de explicitar quem sao os atores envolvidos na institucionalizacao de uma politica, bem como relacoes entre eles em diferentes contextos sociopoliticos. Ressalta-se a indispensabilidade das gestoes participativas, com setores sociais interagindo constantemente, permitindo-se construcoes verdadeiramente democraticas.
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