EM QUAL TEATRO ESTÁ LEVANDO? INFLUÊNCIA DA MARCA OI CASA GRANDE NA ESCOLHA DE ESPETÁCULO TEATRAL. DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v14n2p129-152

2016; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português

10.15600/rau.v14i2.886

ISSN

1984-6142

Autores

Izabel Gerheim Villaça, Irene Raguenet Troccoli,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Frequentemente, ao inves de buscarem informacoes muitos consumidores de produtos fisicos se utilizam de atalhos mentais – como, por exemplo, nomes de marca – antes de se concentrarem em atributos tais como preco, estilo, caracteristicas funcionais. Seu intuito, no caso, e simplificarem a tomada de decisao ao adquirirem esses bens. No caso dos servicos o impacto da marca assume contornos mais acentuados, porque esses nao tem a tangibilidade que permite a exibicao do rotulo ou da embalagem. Nao e possivel, por exemplo, empacotar e exibir um entretenimento. Com isso, as acoes do prestador de servicos afetam diretamente o cliente em uma experiencia essencialmente intangivel, onde a experiencia sendo como uma caixa-preta, onde o cliente entra, passa pela experiencia do servico e sai transformado por ela. Consequentemente, o consumo (tanto de produtos como de servicos) deixa de ter caracteristicas unicamente objetivas, funcionais ou racionais, passando a conter uma dimensao experiencial. Assim, uma empresa que deseja proporcionar experiencias significativas de consumo aos seus clientes deve procurar enriquecer o posicionamento do servico por meio do desenvolvimento de componentes com caracteristicas mais experienciais que utilitarias. No caso, os atributos que podem ser distinguidos apenas apos a compra ou durante o consumo atingem importância elevada no caso dos servicos conforme estes normalmente nao podem ter suas caracteristicas conhecidas ou avaliadas antecipadamente. Este artigo investigou ate que ponto a marca do estabelecimento onde ocorre espetaculo teatral – no caso, o teatro Oi Casa Grande - influencia a escolha do cliente desse servico. A abordagem foi qualitativa, o metodo cientifico adotado foi o indutivo, tratando-se de pesquisa exploratoria, bibliografica, documental e de campo. A tecnica de coleta de evidencias, aplicada nas dependencias do teatro Oi Casa Grande, foi a entrevista em profundidade do tipo semiestruturada. O conteudo das conversas foi tratado por meio de uma variante da tecnica da analise de discurso (AD), denominada de AD soft , ou analise interpretativa das entrevistas. Os resultados indicaram que essa influencia ocorreria apenas quando nao relativizada a um nicho especifico – por exemplo, os “grandes musicais” - sugerindo confirmacao a literatura de Marketing de Servicos quando essa diz que os tangiveis servem como um indicio primario para o cliente avaliar o servico antes da compra, e para compor sua avaliacao sobre a satisfacao durante e depois da prestacao de servicos. Como limitacao do estudo, salientou-se o meio de levantamento de evidencias, ja que nao e possivel garantir-se que tenha deixado de existir, por exemplo, autocensura na emissao das respostas dos entrevistados; tambem fez-se referencia a tecnica da AD soft , que pode nao ter sido capaz de evitar a perda de indicios que poderiam trazer mais insights interessantes aos resultados.

Referência(s)
Altmetric
PlumX