EM QUAL TEATRO ESTÁ LEVANDO? INFLUÊNCIA DA MARCA OI CASA GRANDE NA ESCOLHA DE ESPETÁCULO TEATRAL. DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v14n2p129-152
2016; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
10.15600/rau.v14i2.886
ISSN1984-6142
AutoresIzabel Gerheim Villaça, Irene Raguenet Troccoli,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoFrequentemente, ao inves de buscarem informacoes muitos consumidores de produtos fisicos se utilizam de atalhos mentais – como, por exemplo, nomes de marca – antes de se concentrarem em atributos tais como preco, estilo, caracteristicas funcionais. Seu intuito, no caso, e simplificarem a tomada de decisao ao adquirirem esses bens. No caso dos servicos o impacto da marca assume contornos mais acentuados, porque esses nao tem a tangibilidade que permite a exibicao do rotulo ou da embalagem. Nao e possivel, por exemplo, empacotar e exibir um entretenimento. Com isso, as acoes do prestador de servicos afetam diretamente o cliente em uma experiencia essencialmente intangivel, onde a experiencia sendo como uma caixa-preta, onde o cliente entra, passa pela experiencia do servico e sai transformado por ela. Consequentemente, o consumo (tanto de produtos como de servicos) deixa de ter caracteristicas unicamente objetivas, funcionais ou racionais, passando a conter uma dimensao experiencial. Assim, uma empresa que deseja proporcionar experiencias significativas de consumo aos seus clientes deve procurar enriquecer o posicionamento do servico por meio do desenvolvimento de componentes com caracteristicas mais experienciais que utilitarias. No caso, os atributos que podem ser distinguidos apenas apos a compra ou durante o consumo atingem importância elevada no caso dos servicos conforme estes normalmente nao podem ter suas caracteristicas conhecidas ou avaliadas antecipadamente. Este artigo investigou ate que ponto a marca do estabelecimento onde ocorre espetaculo teatral – no caso, o teatro Oi Casa Grande - influencia a escolha do cliente desse servico. A abordagem foi qualitativa, o metodo cientifico adotado foi o indutivo, tratando-se de pesquisa exploratoria, bibliografica, documental e de campo. A tecnica de coleta de evidencias, aplicada nas dependencias do teatro Oi Casa Grande, foi a entrevista em profundidade do tipo semiestruturada. O conteudo das conversas foi tratado por meio de uma variante da tecnica da analise de discurso (AD), denominada de AD soft , ou analise interpretativa das entrevistas. Os resultados indicaram que essa influencia ocorreria apenas quando nao relativizada a um nicho especifico – por exemplo, os “grandes musicais” - sugerindo confirmacao a literatura de Marketing de Servicos quando essa diz que os tangiveis servem como um indicio primario para o cliente avaliar o servico antes da compra, e para compor sua avaliacao sobre a satisfacao durante e depois da prestacao de servicos. Como limitacao do estudo, salientou-se o meio de levantamento de evidencias, ja que nao e possivel garantir-se que tenha deixado de existir, por exemplo, autocensura na emissao das respostas dos entrevistados; tambem fez-se referencia a tecnica da AD soft , que pode nao ter sido capaz de evitar a perda de indicios que poderiam trazer mais insights interessantes aos resultados.
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