Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Injustiça, conflito e violência: um estudo de caso em escola pública de Recife

2016; Fundação Carlos Chagas; Volume: 46; Issue: 161 Linguagem: Português

10.1590/198053143676

ISSN

1980-5314

Autores

Alice Miriam Happ Botler,

Tópico(s)

Psychodrama and Leishmaniasis Studies

Resumo

Resumo O artigo apresenta resultados parciais de pesquisa com base em estudo de caso realizado em escola pública estadual de Recife (PE). Os dados evidenciam que os atores escolares fazem referência ao sentimento de injustiça, relacionando-o à redução do bem-estar, o que pode gerar conflitos e violências no espaço escolar. Foram entrevistados alunos do ensino médio, professores e gestores, de maneira informal, em intervalos entre aulas, visando a realizar essa atividade em seu ambiente natural, bem como evitando ferir princípios éticos da pesquisa. Também foram entrevistadas professoras e a diretora por meio de instrumento semiestruturado. O estudo conclui que a justiça no contexto escolar deve ser observada em sua pluridimensionalidade e a falta de clareza a seu respeito limita a capacidade de intervenção para sua minimização, levando os atores escolares, muitas vezes, a justificarem práticas injustas.

Referência(s)