
Características da Matemática Financeira Expressa em Livros Didáticos: conexões entre a sala de aula e outras práticas que compõem a Matemática Financeira disciplinar
2016; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 30; Issue: 56 Linguagem: Português
10.1590/1980-4415v30n56a23
ISSN1980-4415
AutoresMaria Rachel P. Pessoa P. de Queiroz, Jonei Cerqueira Barbosa,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoResumo Nosso objetivo, neste estudo, foi estabelecer algumas características da Matemática Financeira expressa em livros didáticos e, como implicação, compreender como esses livros podem conectar a matemática financeira da sala de aula com outras práticas que compõem a Matemática Financeira disciplinar. Para isso, analisamos três livros didáticos selecionados a partir de informações obtidas de uma universidade federal e de universidades estaduais no Estado da Bahia. Como resultado, identificamos a centralidade da resolução de exercícios associados a situações semirreais como forma de se ensinar e aprender matemática financeira, com simplificação dessas situações, assim como uma espécie de treinamento para a resolução dos mesmos. Também identificamos uma tentativa de aproximação das práticas do cotidiano e de ambientes profissionais através do uso da linguagem e procedimentos próprios desses ambientes e o uso acessório da tecnologia disponível.
Referência(s)