Atividades lúdicas na promoção de saúde bucal para crianças - PróPET-Saúde III, Joinville/SC
2016; Indonesian Center for Animal Research and Development; Volume: 5; Linguagem: Português
ISSN
2317-3009
AutoresLucas Inácio, Taila Locatelli, Thuane do Prado Jahn, helena Paiano, Denise Vizzotto,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoA equipe de academicos do curso de Odontologia da Universidade da Regiao de Joinville – UNIVILLE atuou no CEI “Bem Me Quer” do bairro Jardim Paraiso, Joinville/SC, cenario de praticas do projeto ProPET-Saude, elegendo como tema “Atividades ludicas na promocao de saude bucal para criancas”, incentivando o desenvolvimento fisico e mental das criancas da area adstrita. Teve como objetivo o desenvolvimento de atividades de carater ludico para o despertar e o incentivo das praticas de higiene bucal individuais e coletivas de criancas de 2 a 6 anos de idade pertencentes a unidade escolar, proporcionando autonomia e o conhecimento para realizacao da correta higiene bucal. Um dos possiveis mediadores do processo ensino-aprendizagem e a atividade ludica, figurando-se como metodo alternativo que auxilia esse processo. A abordagem ludica se desenvolveu atraves de brincadeiras e jogos, e atraves desta experiencia as criancas construiram um espaco de experimentacao e aprendizagem. Nas variadas atividades educativas, o ludico tem desempenho fundamental de educar e desenvolver o intelecto de forma reordenada (BEZARRA; GOMES, 2010). Todas as criancas apos a abordagem ludica foram submetidas a exames clinicos intraorais mediante autorizacao dos seus responsaveis previamente. Quando constatadas alteracoes como lesoes de carie ativa, realizou-se a tecnica de ART e os casos que transcendiam a realizacao do procedimento em ambiente escolar foram encaminhadas para a Unidade Basica de Saude do bairro. Atuando junto a um grupo de criancas com a finalidade de orientar, educar e estimular as praticas de saude bucal de forma ludica levou-se o conhecimento as diversas faixas etarias incluidas neste projeto. Verificou-se que o ludico contemplou os criterios para uma aprendizagem efetiva, chamando a atencao para um determinado assunto, seu significado e o conhecimento gerado a partir da atividade ludica pode ser transportado para o campo da realidade corroborando com os estudos de COSCRATO, et. al. (2009). A pratica de promover a saude de forma ludica proporcionou uma aproximacao entre o profissional da saude e o paciente. Resultou na diminuicao de traumas e o medo das criancas do profissional de saude. Permitiu resultados mais efetivos em relacao ao proprio conhecimento repassado nas atividades como no elo estabelecido entre o cirurgiao dentista e as criancas, usuarios do SUS. Descritores: Promocao da Saude; Educacao em Saude; Saude Bucal. Apoio Financeiro: Projeto ProPET-Saude III.
Referência(s)