Atividades lúdicas na promoção de saúde bucal para crianças - PróPET-Saúde III, Joinville/SC

2016; Indonesian Center for Animal Research and Development; Volume: 5; Linguagem: Português

ISSN

2317-3009

Autores

Lucas Inácio, Taila Locatelli, Thuane do Prado Jahn, helena Paiano, Denise Vizzotto,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

A equipe de academicos do curso de Odontologia da Universidade da Regiao de Joinville – UNIVILLE atuou no CEI “Bem Me Quer” do bairro Jardim Paraiso, Joinville/SC, cenario de praticas do projeto ProPET-Saude, elegendo como tema “Atividades ludicas na promocao de saude bucal para criancas”, incentivando o desenvolvimento fisico e mental das criancas da area adstrita. Teve como objetivo o desenvolvimento de atividades de carater ludico para o despertar e o incentivo das praticas de higiene bucal individuais e coletivas de criancas de 2 a 6 anos de idade pertencentes a unidade escolar, proporcionando autonomia e o conhecimento para realizacao da correta higiene bucal. Um dos possiveis mediadores do processo ensino-aprendizagem e a atividade ludica, figurando-se como metodo alternativo que auxilia esse processo. A abordagem ludica se desenvolveu atraves de brincadeiras e jogos, e atraves desta experiencia as criancas construiram um espaco de experimentacao e aprendizagem. Nas variadas atividades educativas, o ludico tem desempenho fundamental de educar e desenvolver o intelecto de forma reordenada (BEZARRA; GOMES, 2010). Todas as criancas apos a abordagem ludica foram submetidas a exames clinicos intraorais mediante autorizacao dos seus responsaveis previamente. Quando constatadas alteracoes como lesoes de carie ativa, realizou-se a tecnica de ART e os casos que transcendiam a realizacao do procedimento em ambiente escolar foram encaminhadas para a Unidade Basica de Saude do bairro. Atuando junto a um grupo de criancas com a finalidade de orientar, educar e estimular as praticas de saude bucal de forma ludica levou-se o conhecimento as diversas faixas etarias incluidas neste projeto. Verificou-se que o ludico contemplou os criterios para uma aprendizagem efetiva, chamando a atencao para um determinado assunto, seu significado e o conhecimento gerado a partir da atividade ludica pode ser transportado para o campo da realidade corroborando com os estudos de COSCRATO, et. al. (2009). A pratica de promover a saude de forma ludica proporcionou uma aproximacao entre o profissional da saude e o paciente. Resultou na diminuicao de traumas e o medo das criancas do profissional de saude. Permitiu resultados mais efetivos em relacao ao proprio conhecimento repassado nas atividades como no elo estabelecido entre o cirurgiao dentista e as criancas, usuarios do SUS. Descritores: Promocao da Saude; Educacao em Saude; Saude Bucal. Apoio Financeiro: Projeto ProPET-Saude III.

Referência(s)