Histórias do documentário
2006; Universidade da Beira Interior, Portugal (UBI) & Universidade Estadual de Campinas, Brasil (UNICAMP); Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1646-477X
AutoresManuela Penafria, Marcius Freire,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoANtes de mais, um agradecimento muito especial a todos os que nos enviaram os seus trabalhos para o primeiro numero da Doc Online, Revista Digital de Cinema Documentario. Deixamos aqui o nosso maior apreco pelo bom acolhimento que esta iniciativa, fruto de uma cooperacao entre a Universidade da Beira Interior e a Universidade Estadual de Campinas, obteve. Para os Editores, tal significa um incentivo e uma responsabilidade acrescida na prossecucao do objectivo principal que e o de divulgar, em formato de revista tematica, as investigacoes que encontram no documentario o seu objecto de estudo privilegiado. Acrescente-se ainda que e, tambem, nosso proposito contribuir para imprimir uma dinâmica de investigacao que favoreca o desenvolvimento dos estudos historicos, teoricos e esteticos sobre a imagem e o som cinematograficos. Se alguma conclusao de maior relevo pode retirar-se da Doc Online e que se trata de uma revista que arrisca dedicar-se a um unico tipo de filme. Esse risco e acompanhado pela nossa total confianca que, nao so o documentario insiste em imiscuir-se com outras formas de expressao cinematografica o que abre, inevitavelmente, o espectro de possibilidades de discussao e de constante dialogo mas, tambem, que a Doc On-line sera um passo importante para edificar uma atitude documental perante e dentro do Cinema. Ao procurar um tema para o primeiro numero, pareceu-nos pertinente destacar e testemunhar que a Historia do documentario nao se resume aos marcos historicos dos anos 30, com o Movimento Documentarista Britânico e dos anos 60, com os movimentos de cinema verdade, cinema directo, free cinema e candid-camera; que, por economia, poderemos designar de “movimentos de cinema realista”. Num sentido mais alargado, poderemos adoptar essa mesma designacao para dar conta das propostas de representacao da realidade no âmbito de contextos historicos, politicos, sociais, culturais e tecnologicos de paises como Argentina, Chile, Brasil, Espanha e Portugal.
Referência(s)