Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A interdisciplinaridade na formação profissional de bombeiros militares em Pernambuco sob a ótica dos discentes

2016; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português

10.29377/rebesp.v9i2.231

ISSN

2175-053X

Autores

Cristiano Corrêa, Ivo Vasconcelos Pedrosa, Maria de Fátima Gomes da Silva,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de analisar a percepção de discentes do curso de carreira para oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), sobre a existência de interdisciplinaridade nas ciências e atividades vivenciadas durante o período formativo inicial. Com relação ao método, este estudo seguiu uma orientação qualitativa de pesquisa e teve-se como instrumentos de coleta de dados questionários semiestruturados. Os resultados demostram que os egressos do Curso de Formação de Oficiais(CFO), em sua maioria, acreditam que a formação deve acontecer de uma forma que compatibilize a interação não compartimentada dos conhecimentos, ressaltou que esta necessidade foi viabilizada em parte no curso. Com relação ás conclusões, a interdisciplinaridade foi percebida por grande parte dos oficiais egressos do CFO em estado primário, com demanda de um aprofundamento de estratégias e  práticas que promovam o diálogo ou a interdisciplinaridade.

Referência(s)