
Uso da tecnologia da informação e comunicação entre docentes à luz da Teoria Fundamentada nos Dados
2016; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Inglês
10.5205/1981-8963-v10i2a10984p515-523-2016
ISSN1981-8963
AutoresKamila Nethielly Souza Leite, Sérgio Ribeiro dos Santos, Smalyanna Sgren da Costa Andrade, Ana Aline Lacet Zaccara, Karen Krystine Gonçalves de Brito, Sheila da Costa Rodrigues Silva,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoRESUMO Objetivos : analisar os discursos dos docentes sobre a utilizacao das tecnologias da informacao e comunicacao enquanto recurso do processo de ensino-aprendizagem a luz da Teoria Fundamentada nos Dados e elaborar um modelo representativo a partir de mapa conceitual. Metodo : estudo exploratorio com abordagem qualitativa desenvolvido com docentes de uma instituicao federal de ensino superior de Joao Pessoa/PB. Os discursos foram analisados a luz da Teoria Fundamentada nos Dados e o mapa conceitual foi elaborado com auxilio do Programa Cmap Tolls versao 5.06. Resultados : os discursos geraram categorias sobre as condicoes causais, inerentes, intervenientes e consequencias relacionadas as Tecnologias da Informacao e Comunicacao (TIC) no processo de ensino-aprendizagem em Enfermagem. Conclusao : aliar a formacao em enfermagem ao ambiente virtual inova e ao mesmo tempo dinamiza a forma de ensinar. Descritores : Docentes; Tecnologia Educacional; Educacao em Enfermagem; Internet. ABSTRACT Objectives: analyzing the speeches of teachers about the use of information technologies and communication as a resource of the teaching-learning process of Grounded Theory and draw up a representative model from conceptual map. Method: an exploratory study of a qualitative approach developed with teachers of a federal university in Joao Pessoa/PB. The speeches were analyzed according to the Grounded Theory and the concept map was drawn with the help of the program Cmap Tolls version 5.6. Results: the speeches generated categories of causal conditions, inherent, intervenients and consequences related to Information and Communication Technologies (ICT) in teaching-learning process in nursing. Conclusion: combine nursing education to the virtual environment innovates, while streamlines the way of teaching. Descriptors: Teachers; Educational Technology; Nursing Education; Internet. RESUMEN Objetivos: analizar los discursos de los profesores en el uso de tecnologias de la informacion y la comunicacion como recurso del proceso de ensenanza-aprendizaje a la luz de la Teoria Fundamentada y la elaboracion de un modelo representativo de un mapa conceptual. Metodo: un estudio exploratorio con enfoque cualitativo desarrollado con los profesores de una universidad federal en Joao Pessoa/PB. Los discursos fueron analizados segun la Teoria Fundamentada y el mapa conceptual se elaboro con la ayuda del programa Cmap Peajes version 5.6. Resultados: los discursos han generado categorias de condiciones causales, inherentes, intervenientes y consecuencias relacionadas con las Tecnologias de Informacion y la Comunicacion (TIC) y en el proceso de ensenanza-aprendizaje en enfermeria. Conclusion: combinar la educacion de enfermeria para el entorno virtual innova, mientras agiliza la forma de ensenar. Descriptores: Los Maestros; Tecnologia Educativa; Enfermeria Educacion; Internet. Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:Tabela normal; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:Calibri,sans-serif; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:Times New Roman; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:Times New Roman; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}
Referência(s)