Ansiedade e Qualidade de Vida entre Estudantes Universitários Ingressantes: Avaliação e Intervenção
2016; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português
10.31505/rbtcc.v18i2.880
ISSN1982-3541
AutoresAngélica da Silva Lantyer, Caroline Ciardi Varanda, Felipe Granado de Souza, Ricardo da Costa Padovani, Milena de Barros Viana,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoO estudo avaliou ansiedade e qualidade de vida (QV) entre estudantes universitários ingressantes da área da saúde de uma universidade pública (estudo 1). Com base nos resultados, um programa de intervenção grupal foi desenvolvido (estudo 2). A intervenção consistiu de 8 sessões de 90 min. Em duas sessões foi utilizado um instrumento de biofeedback de variabilidade da frequência cardíaca. Os participantes foram avaliados pelo Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) e pelo questionário que avalia qualidade de vida (QV) SF-36. As mulheres universitárias, independentemente do curso, apresentaram maior ansiedade e pior pontuação em diferentes domínios de mensuração da QV. Os homens do curso de educação física apresentaram melhores escores em diferentes domínios da QV. A intervenção reduziu significativamente a ansiedade e melhorou a saúde mental dos participantes. Estes dados reafirmam a importância do desenvolvimento de programas de intervenção psicoterápica na universidade.
Referência(s)