Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Mediação do erro no ensino de programação de computadores: fundamentos e aplicação da ferramenta FARMA-ALG

2016; Volume: 1; Linguagem: Português

10.5753/cbie.wcbie.2016.1050

ISSN

2316-8889

Autores

Alexander Robert Kutzke, Alexandre Direne,

Tópico(s)

Innovative Teaching and Learning Methods

Resumo

A Programação de computadores é uma atividade complexa, de alto nível, e que demanda uma carga cognitiva elevada. Neste cenário, alunos cometem erros durante a resolução dos exercícios. Esses erros, se não mediados culminam, em última instância, na desistência do aluno. Nesse contexto, o presente trabalho visa avançar nas discussões, segundo um viés da Psicologia Histórico-Cultural, sobre o importante papel da mediação do erro no ensino de programação de computadores. A fim de verificar tal papel, o estudo apresenta os detalhes da aplicação da ferramenta de facilitação da mediação do erro FARMA-ALG em um ambiente real de ensino. Resultados obtidos apontam para contribuições da mediação do erro permitida pela ferramenta no desempenho dos alunos.

Referência(s)