
Mediação de conflitos em escolas: entre normas e percepções docentes
2016; Fundação Carlos Chagas; Volume: 46; Issue: 161 Linguagem: Português
10.1590/198053143798
ISSN1980-5314
AutoresÂngela Maria Martins, Cristiane Machado, Ecleide Cunico Furlanetto,
Tópico(s)Youth, Drugs, and Violence
ResumoResumo Este artigo se reporta a dados obtidos em investigação que se propôs a analisar o programa de governo denominado Sistema de Proteção Escolar, implementado pela Secretaria de Estado da Educação desde 2010. O foco ora analisado tem como propósito compreender as percepções de Professores Mediadores Comunitários sobre situações de conflito e violência nas escolas onde atuam. Os dados indicam uma tendência de ampliação dos níveis de conflito e violência no contexto escolar, com predominância de problemas provocados por alunos, na visão dos entrevistados. Esse cenário pode ser creditado à resistência de alunos às condutas dos profissionais e das práticas pedagógicas ali encetadas, se contrapondo à autoridade atribuída socialmente aos professores e ao prestígio da escolaridade.
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