Artigo Revisado por pares

A garota dinamarquesa

2016; Volume: 25; Issue: 55 Linguagem: Português

ISSN

2594-4363

Autores

Clarice Sobolh Topczewski,

Tópico(s)

Social and Cultural Studies

Resumo

Delicadeza, compreensao, diversidade, luto, transformacao, sofrimento, complexidade, determinacao, desejo, generosidade... sao palavras, dentre muitas mais, que caracterizam o filme A garota dinamarquesa, produzido em 2015, dirigido por Tom Hooper e estrelado por Eddie Redmayne e Alicia Vikander. Ambos estupendos em suas atuacoes.Adaptado do livro de David Ebershoff com o mesmo titulo, baseia-se numa historia veridica, ocorrida em 1926, em Copenhagen e Paris.Vale ressaltar que a decada de 1920 na Europa foi bastante tumultuada pelas transformacoes nos costumes. Entre outras mudancas, as mulheres puderam abandonar os espartilhos, cortar os cabelos na altura do queixo, pintar os labios de vermelho, fumar em publico. Mas ainda era um tempo em que a sexualidade era tratada como tabu.Nesse sentido, o que dizer da transexualidade que, ate os dias de hoje, apesar de nao ser mais catalogada como um transtorno da sexualidade no DSM-V (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders – quinta edicao), ainda e considerada uma patologia, aparecendo nesta classificacao de doencas mentais, como uma disforia de genero. Considerando a importância deste compendio para a comunidade medica, que influencia ele pode ter em outros segmentos sociais? De forma romanceada, com uma beleza estetica tocante, o filme nos mostra o processo de transformacao de Einar em Lili. Cenas de muita sensibilidade emocionam sem em nenhum momento parecerem vulgares. O prazer crescente em se olhar como femea, a erotizacao do proprio corpo, a observacao avida e o “estudo” que faz dos movimentos e atitudes de outras mulheres nao deixam duvidas de que estamos diante de uma mulher. Uma mulher profundamente sensual. Uma mulher que sangra pelo nariz, ja que nao possui os atributos fisiologicos para faze-lo pelas vias naturais.Embora resolva com certa rapidez seu conflito de genero, pois logo compreende seu real desejo de ser uma mulher, tudo nao se passa sem sofrimento e sem tentativas frustradas de parecer um homem, dividido entre seu desejo e seu amor por sua esposa Gerda. Tambem com muito medo. Pois tudo lhe era totalmente desconhecido.Sem muita enfase, o preconceito social e abordado no filme, a partir do estranhamento das pessoas do seu meio ao aparecer travestido numa festa e da agressao fisica que Einar, ainda nao totalmente assumido como Lili, sofre na rua. Isto nao nos surpreende, ja que, ate hoje, a homofobia e uma realidade em pauta. E nos leva a questionar ate que ponto podemos compreender e acolher a complexidade e a dificuldade de muitos para suportar e aceitar o diferente, ou mesmo as varias possibilidades de construcao de identidade do ser humano? Einar e Gerda se apresentam como um casal simetrico, apaixonado, que se diverte e mantem uma relacao bastante permeada pelo erotismo. Os dois sao artistas plasticos, pintores. Ele, de paisagens, ela, retratista. Ele faz muito sucesso, circulando no ambiente artistico entre homens com muita desenvoltura. Ela se esforca em vao para ser reconhecida por sua arte. Nao ha competicao entre ambos, mas uma relacao de ajuda mutua, tanto na vida cotidiana como na profissional.Mas o que chama atencao e justamente a ambiguidade de Gerda. E ela que propoe o jogo de se trajar de mulher para Einar. Em alguns momentos, mostra-se excitada sexualmente, chegando a manter relacoes com ele vestido em sua camisola. Tambem vive o luto emocional por ter perdido o marido. Tem crises de choro, cobra de Lili o contato fisico, se ressente por passar a frequentar festas sozinha. Por outro lado, ganha o modelo para suas pinturas, que faz com que ela finalmente alcance o sucesso. Lili passa a posar para ela, que a retrata com sensualidade e erotismo, provocando a curiosidade de todos sobre quem seria a musa de suas criacoes. De certa forma, fica no ar a sugestao de que Gerda seria bissexual ou lesbica.Mas consideremos que, se em 1920, amar alguem transgenero, representaria uma transgressao passivel de punicao social, hoje, na pos-modernidade, discute-se que a partir da variabilidade humana tambem pode ocorrer o desejo transexual – interesse sexual por corpos transgeneros.Assim, a relacao do casal passa a ser de uma amizade irrestrita. E e Gerda que compreende e ajuda Einar/Lili na dificil jornada de se tornar mulher.Na ardua tarefa de solucao do “problema”, enfrentam juntos alguns “tratamentos” medicos bastante agressivos, mas logo entendem que nao se trata de uma doenca e rejeitam a visao patologizante da transexualidade.Apesar de devidamente informada pelo medico, mas, na esperanca de ver seu desejo realizado, Lili se submete a cirurgias de redesignacao de sexo, que, na epoca, nunca tinham tido sucesso, pois levaram a morte todos que tentaram. Sera que se ela vivesse na atualidade, se absteria de realizar a mudanca de sexo, rejeitando a visao binaria (ou homem ou mulher), unica possivel na epoca?Em seu ultimo devaneio, ela se ve no colo de sua mae que a chama de Lili. Morre feliz, sentindo-se realizada em sua verdadeira identidade de genero.Na vida real, tornou-se uma figura transexual historica.

Referência(s)