
Uma discussão em torno de Responsabilidades, Comunicação Ambiental e Greenwashing: o caso Petrobras
2015; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5433/2318-9223.2015v3n1p3
ISSN2318-9223
AutoresGabriel Otávio Antoniolli, Sylmara Lopes Francelino Gonçalves-Dias,
Tópico(s)Corporate Social Responsibility Reporting
ResumoEstrategias e acoes empresariais vem incorporando a questao ambiental. Organizacoes que associam sua imagem ao meio ambiente sem exercer de fato as acoes no sentido de reducao de impactos ambientais se encaixam na pratica do greenwashing. Este artigo buscou caracterizar o greenwashing nas praticas de comunicacao ambiental a partir da identificacao de executores de greenwashing”. Optou-se pelo caso da Petrobras, pelo fato de a empresa ter sido alvo de acusacao de greenwashing pelo Conselho Nacional de Autorregulamentacao Publicitaria em 2008, revelando-se caso exemplar no contexto deste estudo. Especificamente, buscou-se (i) utilizar a analise semiotica, incorporando evidencias de greenwashing na comunicacao ambiental de empresas antes, durante e depois da acusacao e (ii) buscar padroes que descrevessem o comportamento de uma empresa sob situacao de acusacao de greenwashing. Com base na analise de tres pecas publicitarias, foram encontrados padroes nos elementos que evidenciam o greenwashing. Esses padroes foram o apelo a sustentabilidade por meio de imagens ambientalmente atrativas, o desvio de foco para projetos paralelos apoiados pela organizacao e a pouca ou nenhuma mencao ao modelo de negocios da organizacao. Neste caso, tambem foi detectada a utilizacao de estrategia de comunicacao institucional com foco em relacoes publicas, visando aumentar a credibilidade e confianca corporativa junto ao publico em acoes publicitarias que antecederam e sucederam a acusacao por greenwashing.
Referência(s)