Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Ferramenta Educacional de Tecnologia Assistiva para o Ensino e Prática da Matemática Social de Jovens e Adultos com Deficiência Intelectual

2016; Volume: 1; Linguagem: Português

10.5753/cbie.sbie.2016.886

ISSN

2316-6533

Autores

Wilson Henrique Veneziano, Maraisa Helena Borges Estevão Pereira, Lucas A. Thomaz, Thales Eduardo Gomes Moreira, Neuza Meller,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este trabalho expõe as várias etapas da construção de um software educacional de apoio ao ensino de conteúdos básicos da Matemática, aplicada com critérios adaptados de funcionalidade úteis ao cotidiano de jovens e adultos com deficiência intelectual. São trabalhadas situações em que é necessária a utilização de operações concretas, como fazer compras em lojas comerciais e utilizar relógio digital para controle de compromissos. O software dispõe de recursos multimídia que visam facilitar a interação com o estudante e também motivar o mesmo. Os resultados do processo de validação realizado em escolas mostraram que o software é uma ferramenta de ensino útil e eficaz, que complementa o trabalho pedagógico já desenvolvido pelos professores.

Referência(s)