
PARA ALÉM DA FORMAÇÃO ACADÊMICA: AS CONTRIBUIÇÕES DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO
2016; Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português
10.13058/raep.2016.v17n2.352
ISSN2358-0917
AutoresNatália Lúcia da Silva Pinto, Laura Maria Abdon Fernandes, Fabiana Ferreira Silva,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoA Iniciação Científica (IC) na graduação pode ser considerada uma oportunidade para os estudantes desenvolverem habilidades acadêmicas e interpessoais, bem como encontrarem direcionamento profissional. Nesse sentido, esta pesquisa investigou como os Programas de Iniciação Científica estão contribuindo com a formação de estudantes da área de Administração. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, cujos dados foram coletados mediante realização de entrevista e aplicação de questionários. A técnica de análise de conteúdo foi utilizada para fazer a sistematização e a interpretação dos dados. Entre os principais resultados, o perfil dos estudantes envolvidos com pesquisa é formado por jovens com menos de 25 anos, em sua maioria, mulheres e estudam no turno matutino. Constatou-se ainda que a busca por novos conhecimentos e aperfeiçoamento do currículo são os principais fatores motivacionais para ingressar em um Programa de Iniciação Científica. A pesquisa, também, revelou a avaliação dos graduandos sobre a participação nas pesquisas e as dificuldades enfrentadas. De forma geral, foi possível concluir, com base na percepção dos participantes, que a IC gera impactos positivos na vida pessoal, profissional e acadêmica dos estudantes da área de Administração na instituição analisada.
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