Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Dó, Ré, Mergesort: um relato de experiência interdisciplinar de ensino de computação com matemática e música

2016; Volume: 1; Linguagem: Português

10.5753/cbie.wcbie.2016.1275

ISSN

2316-8889

Autores

William Fabian Machado Vera, André Melhor, Wallyson Nascimento Costa, Ecivaldo Matos,

Tópico(s)

Big Data and Digital Economy

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência piloto de ensino de programação. Utilizou-se nesta experiência uma abordagem com uso de elementos dos raciocínios matemático e musical para o ensino de ordenação (algoritmo Mergesort) para estudantes do ensino médio. Buscou-se identificar, em uma experiência pontual, como o raciocínio matemático integrado ao raciocínio musical poderia contribuir para a construção do raciocínio computacional por sujeitos em seus primeiros contatos com a programação de computadores. Serão apresentados os resultados iniciais, com uma turma de curso livre introdutório à programação, ofertada a estudantes do ensino médio, ainda não conclusivos, com o objetivo de identificar potenciais benefícios à pratica de ensino de computação interdisciplinar.

Referência(s)