Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A concepção de Etno presente em algumas dissertações Brasileiras

2016; INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE; Linguagem: Português

10.15536/thema.13.2016.38-49.313

ISSN

2177-2894

Autores

Renata Vieira Santos, Isabel Cristina Machado de Lara,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Motivado pela observacao da abrangencia provocada pelas diversas interpretacoes do prefixo etno, presente na etimologia etno matema tica proposta por D’Ambrosio, este artigo apresenta um levantamento das dissertacoes produzidas no Brasil referentes a Etnomatematica. Esse levantamento foi desenvolvido de acordo com a orientacoes propostas por Biembengut (2008), dessa forma trata-se de um mapeamento na pesquisa educacional. Os dados utilizados encontram-se disponiveis no site da CAPES, em que optou-se por uma amostragem de seis dissertacoes. Buscou-se tambem conhecer os teoricos que influenciaram na escrita das pesquisas, o conceito adotado por cada pesquisador e os efeitos gerados por tais percepcoes nas producoes analisadas.

Referência(s)