Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Aplicação da Ferramenta Scratch para o Aprendizado de Programação no Ensino Fundamental I

2016; Volume: 1; Linguagem: Português

10.5753/cbie.wcbie.2016.1285

ISSN

2316-8889

Autores

Gercineide Torres da Silva, José Luziel de Souza, Luiz Augusto Matos da Silva,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Iniciativas que buscam incluir o estudo de lógica de programação nas séries iniciais faz com que professores e especialistas em educação ampliem a aplicação de ferramentas que permitam aos estudantes alcançar os benefícios obtidos com o aprendizado de programação. Este trabalho apresenta uma experiência de aplicação da ferramenta Scratch para o ensino de programação a 26 alunos do 5º. ano do Ensino Fundamental I. Foram realizadas oficinas compostas de aulas expositivas e práticas baseadas na elaboração e desenvolvimento de um quiz sobre meio ambiente, e da exposição dos projetos para a comunidade escolar. Como principais resultados, destacamos a imersão do pensamento computacional a esse grupo de participantes e a disseminação do ensino de programação na escola.

Referência(s)